Processo pedagógico e esferas da personalidade

O processo pedagógico

  Falar do processo pedagógico é falar da educação levada a cabo na instituição escolar. Aqui a educação funciona com base em princípios, normas e leis próprias, pois trata-se duma educação científica. No processo pedagógico está implícita a intencionalidade da atividade formativa e nele intervém dois elementos ou atores concretos: o professor (educador), os alunos (educandos).
   A intencionalidade do processo pedagógico caracteriza-se de elementos como: objectivos, conteúdos, meios, formas de organização de trabalho entre outros. O processo pedagógico é planificado, orientado e avaliado em conformidade com as exigências e necessidades de cada época e sociedade. O processo de planificação constitui condição básica para a formação da personalidade do aluno, sendo por isso necessário:
Levantamento das metas e exigências sociais no que toca à formação do homem (diagnóstico da situação e das necessidades concretas).
Preparação das condições que permitam a implementação do processo pedagógico.
Organização das actividades dos actores na fase da implementação do processo. 
  É importante que o processo seja avaliado para assegurar a continuidade e correcção das práticas experimentadas.

A formação da personalidade do aluno
  O termo formação refere-se como se pretende moldar o aluno como um ser em desenvolvimento.
Tanto a formação assim como o desenvolvimento da personalidade acontece em condições socio-históricas, politicas, económicas e culturais concretas. Recorde-se que a evolução da educação foi sempre em resposta às exigências de cada época de desenvolvimento da humanidade e da própria sociedade. Isto significa que a personalidade é uma pessoa concreta, situada num determinado espaço e tempo. Significa que é um ser social que se forma sob determinadas condições; é influenciada por estas condições e por sua vez exerce também a sua influência sobre essas condições. 
  A personalidade é um conceito que não só apela o individuo à unicidade, no que há de especifico em si mesmo, mas também à sua diferenciação, no que há de distinto dos outros. A personalidade permite que se reconheça e seja capaz de reconhecer os outros, mesmo quando ao desempenhar os vários papéis sociais, possamos usar diferentes máscaras que de facto representam diferentes personalidades. A personalidade representa uma continuidade das formas de estar e ser.
  Não podemos pensar que a personalidade é o que somo ou o que queremos ser, senão o que os ouros percebem de nós, a forma como fazemos entender o que somos nós aos outros. O que permite que cada um seja percebido como ser único são os seguintes elementos:
Individualidade – qualidades que combinam de forma particular em cada ser humano.
Liberdade – as escolhas que cada um faz no decurso do seu desenvolvimento’
Razão -  o que cada um pensa.
Dignidade – reflecte-se na conduta moral de cada um no relacionamento com os outros ou seja com o mundo circundante.
Responsabilidade – capacidade de responder pelos actos que cada uma pratica.

  Falar da personalidade de alguém é ter mente os seus pensamentos, sentimentos, suas emoções, atitudes, motivações, tomada de decisões, projectos de vida etc., por outras palavras, estamos a considerar as esferas que constituem a personalidade, concretamente: esfera intelectual/ cognitiva, moral/social e afectiva, estética, laboral, física e psicomotora. Estes são aspectos através dos quais se manifesta a personalidade.
 
A esfera intelectual ou cognitiva
Nas salas de aula, este processo tem consistido puramente na aquisição de conhecimentos científicos, quer dizer, o conhecimento é simplesmente repetido sem reflexão crítica sobre o processo da sua elaboração.
   Muitas vezes determinadas praticas visando à formação intelectual, têm sido dispensadas actividades que colocam o pensamento em ação, exercitando processos psíquicos como: sensações, perceções e imaginação, muito menos os sentimentos de atitudes dos alunos.
A formação intelectual implica uma visão crítica do mundo, uma capacidade de interpretar o mundo. A formação neste domínio deve ser assegurada através de um ensino problematizador, permitindo uma construção activa de conhecimentos, pois os alunos participam colocando seus pontos de vista. É desta forma que se garante uma formação intelectual solida, enquanto a  transmissão passiva apenas constrói um conhecimento superficial, portanto não consistente. A formação nesta esfera resulta na aquisição e desenvolvimento da linguagem, do pensamento assim como da interpretação do mundo circundante.

Esfera Etica
É extremamente importante que o homem seja educado para a compreensão e apreciação do beleza ambiente natural e social. Viver em sociedade é a capacidade de apreciar as relações sociais entre os indivíduos incluindo os bens materiais produzidos.
  Qual tem sido o papel da escola nesta esfera?
Entre a diversidade de atividades e os projetos cada escola desenvolve, como por exemplo a criação de concursos de leitura, formação de grupos culturais de dança, teatro e música contribuem para a formação estética sólida.
  Em segundo lugar, o esforço de estabelecer um ambiente escolar agradável e salutar contribui também para a formação desta esfera da personalidade. Os alunos devem ser envolvidos em práticas avaliativas deste tipo de atividades de forma que aprendam apreciar e emitir seus juízos.
  Esfera laboral 
  Os alunos devem perceber o valor do trabalho para a produção da riqueza material e espiritual. Para tal, a escola deve desenvolver atividades coletivas como ornamentação de salas de aula, conservação do meio ambiente escolar assim como de planificação de visitas a locais de trabalho (empresas agrícolas, industriais e de serviços).
Esfera moral/social e afectiva 
A finalidade da educação é conduzir o homem ao bem-estar, mediante sua integração na comunidade em que se encontra inserido. A felicidade resulta da boa integração e convivência com os outros com quem interagimos no nosso quotidiano. Neste contexto, torna-se importante a observância de normas de conduta e valores que regem a vida em comunidade.
Nesta esfera, a escola deve desenvolver ações que permitam a aquisição de valores como: solidariedade, responsabilidade, vontade, harmonia e convivência social.
Ainda nesta esfera, é essencial assegurar a formação duma atitude positiva em relação ao mundo circundante, às pessoas e a capacidade de auto-control emocional para que o homem tenha uma vida harmoniosa.

Actividade
A formação da personalidade através das suas esferas resulta de um processo pedagógico que deve ser devidamente planificado e organizado.
1. Identifique práticas que as escolas desenvolvem com vista a formação de cada uma das esferas da personalidade.
2. Desenvolva a ideia acima, produzindo uma reflexão em pelo menos 10 a 15 linhas com base na Licão sobre a formação da personalidade do aluno. (trabalho individual a entregar)

Por Nércio Ndlalane
844217267

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