O papel da educação na formação da personalidade.
O papel da educação para a formação do homem
Muitos seres vivos, sobretudo do reino animal, realizam marcha ou voo logo após o nascimento, ou pelo menos passados poucos dias do seu nascimento. Com o ser humano não acontece o mesmo, significando que o ser humano precisa de cuidados especiais para sobreviver e crescer, pois sem os quais morre imediatamente.
Por isso, entre outros nsignificados atribuidos à educação, considerea-se um acto de provisão de cuidados a alguém para que cresça e se desenvolva plenamente. Os cuidados não compreendem apenas acções como: alimentar, dar banho, vestir etc., mas também prover a criança de conhecimentos, capacidades, competencias, habilidades, atitudes ,valores de forma assegurar a sobrevivência individual e colectiva
Através da educação pretende-se garantir que a jovem geração ou mesmo cada membro desta geração adquira o património socio-cultural, técnico e tecnológico e cientifico da velha geração ou seja a cultura. O segundo objectivo, consiste em garantir a sobrevivência da sociedade, ou seja a manutenção da sociedade.
A educação constitui garante da cultura enquanto patromónio a ser herdado pelos membros de cada nova geração, pois ao longo do tempo a humanidade produziu conhecimentos, tecnologia, técnica, arte, elaborou normas, desenvolveu hábitos e regras, aspectos que marcaram o progresso da sociedade em cada fase histórica e em cada espaço geográfico.
A cultura representa um dos sinais que revelam a capacidade da humanidade de transformar a natureza, um processo contínuo e complexo. Por isso, a educacao, é uma das actividades mais delicadas que a sociedade tem
É impossível separar a educação da cultura. A educação constitui acto de projectar a jovem geração para a cultura dominante em cada contexto. A educação assegura a apropriação de conhecimentos, valores, atitudes, crenças, habilidades, competências que se consideram relevantes em cada sociedade. Uma vez assimilados pela jovem geração, constituem o passaporte para o gozo da felicidade e bem estar individual e social.
Por outro lado, a educação pretende garantir o desenvolvimento da sociedade. Esta condição resulta do facto desta não ser apenas um processo de mediação/assimilação do património socio-cultural da sociedade, mas também um processo, um meio de desenvolvimento de competências no ser humano em formação. A educação promove competências que permitem o homem desenvolver a cultura, enriquecendo a já existente, o que assegura não apenas a preservação mas também a continuidade e desenvolvimento das sociedades.
Ao longo da evolução da sociedade humana, surgiram concepções que entendiam a educação como um processo simples e passivo. Nesta fase, a educação era simples trnsmissão de normas e saberes, portanto, a educação tinha função redentora e reprodutora
A educação devia garantir a felicidade eterna extraterrena, consistindo em salvar a humanidade do pecado original (função redentora).
Também era vista como garante da reprodução da cultura, ideologia e regimes em cada sociedade e das relações de classe. Pelo que, nunca se concebeu o seu carácter contraditório, conflituoso e dialéctico (função reprodutora).
A aposta da actualidade consiste em valorizar a função trnsformadora, mediante as segiuntes tarefas:
Promção da libedade do homem;
Promoção e fortalecimento da democracia;
Desenvolvimento do sentido crítico e reflexivo;
E garantir a convivencia e harmonia social
As instituições sociais na formação da personalidade
A educação como processo, quer como actividade e produto (resultado), deve ser compreendida como obra de várias instituições ou agentes socializadores. Haviamos destacado algumas instituições como: a familia, a creche eo jardim da infancia, a vizinhança, a escola, a empresa, as organizações sociais e os meios de comunicação.
Como é que cada uma destas instituições participa no processo de formação dda personalidade do indivíduo?
Por Nércio Ndlalane.
844217267.
Comentários
Postar um comentário