Pedagogia como ciência e suas metodologias
A pedagogia como ciência
Qualquer domínio do saber tem o seu objecto de reflexão ou seja o seu objecto de estudo. Em relação
a pedagogia, é a educação, além disso tem os seus métodos que são caminhos utilizados para alcançar o objecto de estudo, apresenta também
um sistema de conceitos e categorias em torno dos quais se desenvolve um corpo de conhecimentos sistematizados e organizados.
Consideramos ciência ao conjunto de conhecimentos que explicam um determinado fenómeno da realidade natural ou social. Tal conjunto resulta de uma reflexão profunda, rigorosa com métodos próprios. Isso mostra a possibilidade de o conhecimento fornecer explicações sobre o fenómeno educação tomando em conta a realidade social, económica, politica e cultural explorando a diversidade de factores determinantes do acto educativo.
Como ciência, a pedagogia busca experiências do passado procedendo à reconstituição das práticas educativas, pelo que esta ciência fornece a possibilidade de estudar o passado não apenas de forma descritiva. Coloca-nos nesse passado para melhor planificar a prática educativa no presente e estudar as tendências actuais. Portanto, a pedagogia como ciência consiste num corpo de conhecimentos com as seguintes características:
Racionais por serem bem fundamentados em explicações consistentes e solidas.
Certos, prováveis e verificáveis porque Só revelam a verdade também são possíveis de demonstração e explicação;
Obtidos metodicamente, no sentido de se aplicarem procedimentos próprios para a obtenção de dados e informações que constituem base do conhecimento;
Sistematizados, razão por que formam um sistema de ideias ou seja teorias. O sistema de ideias guarda uma estrutura logica e coerente.
Estamos falando de conhecimentos científicos em oposição aos conhecimentos empíricos (senso comum).
O conhecimento empírico é construído mediante a experiencia do dia- a-dia, conforme as impressões que nos vão chegando. Por isso, uma das suas desvantagens são as limitações que apresenta para esclarecer o que acontece, sobretudo a sua relação causal. É transmitido de geração em geração sem progressos significativos, o que caracteriza como tradicional. O conhecimento científico é transmitido segundo procedimentos e métodos adequados, renova-se, enriquece-se, é dinâmico refazendo-se continuamente, refutando algumas teorias, elaborando novas.
Métodos da Pedagogia
A observação
A actividade pedagógica é objecto de observação dos seus actores, intervenientes directos e indirectos. Das observações resultam constatações que sugerem uma inquietação, uma intervenção. Pode ser que a observação seja originada pela curiosidade, pela insatisfação em relação à qualidade da educação oferecida, pelos resultados obtidos pela escola, pelo comportamento inadequado dos alunos e professores, pelo fraco desempenho dos funcionários da educação.
Os investigadores educacionais dedicam o seu tempo à observação sistemática, planificada de forma a recolherem dados referentes à área em causa. Não se planifica a observação apenas quando se trata de aspectos negativos. Podemos elaborar um plano de observação para recolher experiências boas de uma prática educativa numa instituição de ensino. A observação é usada para registar o produto dos alunos em ambiente escolar concretamente: o trabalho dos professores ou então qualquer actividade curricular ou extra-curricular, a forma como os membros da comunidade se envolvem para o desenvolvimento da instituição escolar etc.
A experimentação pedagógica
A partir da observação podemos constatar uma experiência boa desenvolvida por um grupo de professores. Neste caso, os pesquisadores podem precisar de usá-la numa outra escola. Ou então a partir de resultados fracos pode-se pretender desenvolver novos métodos, ensaiando novas tácticas, como o uso de novos recursos com o objectivo de testar a sua eficiência. Com a experiencia podemos comprovar uma teoria, quer dizer, antes de generalizar uma técnica, um método, uma estratégia ou mesmo uma inovação, importa provar a sua eficiência realizando a experimentação pedagógica.
O inquérito
Os métodos da ciência pedagógica complementam-se no estudo do fenómeno educativo. A partir de um único método é difícil aprofundar determinados estudos. A partir de outros métodos pode acontecer que algum aspecto não tenha sido convenientemente aprofundado.
Por exemplo, podemos planificar a observação, realizar a experimentação com grupos pequenos de sujeitos de uma turma, mas não podemos fazer um estudo que possa abranger uma grande amostra de população ( alunos, professores, encarregados de educação, etc). Neste caso recorremos a um outro método permite o envolvimento de uma grande amostra.
Bibliografia Básica
CLAUDINO, PILETTI & Nelson PILETTI, Filosofia e Historia da Educação
15ª edição, 2009, São Paulo
CAMBI, F. Historia da pedagogia. São Paulo, Editora UNESP, 1999.
Por Nércio Ndlalane
844217267
Comentários
Postar um comentário