Papel da Educação e desenvolvimento da aprendizagem

Papel da Educação e desenvolvimento da aprendizagem

Desde que os psicólogos começaram a preocupar-se com o estudo sistemático do desenvolvimento, acumularam um enorme conhecimento acerca do comportamento humano nas diferentes idades desde o nascimento. Foram usados vários métodos de investigação para conhecer as crianças e identificar os processos de desenvolvimento que nos permitem ter uma explicação das mudanças de comportamento que observamos.
A formação da personalidade constitui o fim último da ação educativa, considerando todas as adversidades de idade, genéticas, da cultura e ate do meio ambiente social. Os psicólogos definem desenvolvimento como a sequência das modificações físicas e psicológicas que se observam no individuo, que acompanham a idade, desde a concepção.
Do conjunto das estruturas anatómicas e de organizações fisiológicas que garantem ao organismo o funcionamento elementar e a possibilidade de ter vida, operam-se no ser humano mudanças de natureza quantitativa e qualitativa.
As mudanças quantitativas são modificações que refletem-se nos aspectos como: o peso ou altura, ou ainda no aumento do número de palavras e frases que uma criança é capaz de usar. Enquanto que as mudanças qualitativas dizem respeito às alterações de estruturas do individuo, como por exemplo a inteligência (forma como funciona o pensamento).
  A educação sistemática e cientifica levada a cabo pelas escolas deve prever as fases de desenvolvimento da personalidade de forma a planificar e organizar a ação educativa, pelo que não se deve deixar-se levar ao acaso pelo processo de desenvolvimento, pois seria difícil contornar as crises e problemas que decorrem do processo de desenvolvimento.
  A educação incide sobre as diferentes esferas da personalidade com base na avaliação feita. Os resultados obtidos permitem a identificação de actividades a serem planificadas e realizadas para atingir os objectivos de desenvolvimento do aluno. Por isso é importante que seja incrementada:
A educação intelectual, promovendo actividades que estimulem o pensamento a partir da pratica de investigação, observação do meio social e natural, resultando na formação de capacidades, habilidades e competências dos alunos;
A educação moral, aproveitando as potencialidades de cada disciplina para o desenvolvimento de valores, atitudes e convicções, organizando tarefas com vista ao desenvolvimento de qualidade como: cooperação, responsabilidade etc.
A educação estética, promovendo contacto com a beleza da natureza e organizando exposições na instituição no domínio da poesia, arte etc.
A educação laboral e orientação profissional, mediante a promoção da teoria-prática, valorização dos recursos e meios que a escola ostenta.
A educação física, mediante a prática e divulgação do desporto.
Em relação a função pedagógica da escola, devemos considerar que a criança não deve ser vista como um adulto em potencial, senão como sujeito que vai desenvolvendo no processo interactivo com a vida social de que ela própria faz parte.
A aprendizagem pressupõe o desenvolvimento das capacidades e qualidades individuais em forma de habilidades  e hábitos, traduzindo-se no individuo em saber, saber ser/estar e saber fazer. Pelo que a aprendizagem visa desenvolver três aspetos essenciais da personalidade: cognitivo, afectivo e aspeto volitivo.

Actividade:

1. Os educadores precisam de organizar a ação educativa observando os estágios de desenvolvimento da personalidade do sujeito. Porquê?
2. A educação deve incidir sobre as diferentes esferas da personalidade, no entanto não deve ser um trabalho improvisado. Fundamente a ideia.

Por Nércio Ndlalane
844217267

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