Importância da pedagogia

A importância da pedagogia
Actualmente a pedagogia é uma ciencia independente, pois tem o seu proprio objecto de estudo, os seus metodos de investigação e as suas categorias chave. Como ciência, ela mantem relação com outras ciências afins, particularmente da educação. Importa destacar que a pedagogia resulta de um longo processo de reflexão e de desenvolvimento do pensamento pedagógico. Inicialmente foi entendida como arte de educar, num estágio posterior como técnica de educar e finalmente como teoria, ciência e pratica de educar.
  A visão de arte.
O educador é uma pessoa capaz de realizar a sua tarefa se tiver vocação de educar. Nesta fase, entendia-se não ser indispensável a formação do educador. Pelo que, inspirando-se na experiência, o educador é dotado de iniciativa para organizar situações educativas.
A visão técnica.
Neste entendimento, o educador adquire uma preparação durante a qual assimila um corpo de conhecimentos para o exercício da actividade de educador. O educador serve-se de um leque de conhecimentos, regras e princípios que deve aplicar de forma linear e uniforme em todas situações educativas. Os conhecimentos adquiridos constituem uma receita a ser aplicada indistintamente.
Como teoria, ciência e prática.
Para o sucesso da ação o educador precisa de uma teoria que esclareça leis, regras, princípios etc. assim também precisa, de conhecimentos científicos que sirvam de fundamento da acção, sujeitos à comprovação constante. A prática não traduz na aplicação linear da teoria, senão uma aplicação reflexiva. Em cada situação, questionamos a validade, a pertinência, a relevância de uma teoria, o que implica a possibilidade de aplicar uma e não a outra, assim como um procedimento em vez doutro.
Assim sendo, a teoria e a prática, complementam-se e influenciam-se reciprocamente. Percebe-se que uma teoria que não subsidie a prática torna-se inútil, e uma prática que não se apoie numa teoria cai no puro empirismo, resultando numa ação infundada.      

A necessidade da pedagogia
A educação como ação exercida pelos adultos sobre a geração jovem não é um processo fácil e torna-se mais complexo com o desenvolvimento social que exige cada vez mais uma capacidade de adaptação e integração do homem no seu grupo.
Assim, estamos claros que assegurar o desenvolvimento do homem, proporcionando-lhe uma educação de qualidade, exige um trabalho pedagógico mais elaborado e dinâmico nos seus métodos e também nos conteúdos. Tal complexidade exige um exercício de reflexão que é essencialmente a tarefa e missão da ciência pedagógica, tarefa de reflexão que não se restringe apenas na ação educativa, mas também se estende a outros domínios de conhecimentos, concretamente da sociedade e o indivíduo (todas idades)
  A reflexão sobre o fenómeno educativo enquanto tarefa e missão da pedagogia deve conduzir os pedagogos (professores e profissionais da educação) à adopção de medida concretas de intervenção no processo educativo (prática), como exercício da aplicação da sabedoria (teoria) que se traduz numa ação pratica mais concreta e observável. Portanto, a pedagogia como conjunto de conhecimentos validos, proporciona aos educadores a quem cabe saber que o trabalho pedagógico não se compadece com uma ação desprovida de conhecimento científico (teoria pedagógica).

Actividade

1 – Demonstre, fundamentando a relação entre a ciência pedagógica e a educação.
2 – Explique, com exemplos o que caracteriza uma ciência.
3 – Em que situações precisamos de usar o método de experimentação como método de pesquisa?

Por Nércio Ndlalane
844217267

Comentários

Postagem mais lida

Processo pedagógico e esferas da personalidade

geomorfologia 11 classe

O papel da educação na formação da personalidade.