A educação e a sociedade
Fundamentos de Pedagogia
Educação e sociedade
As primeiras praticas educativas pertencem ás comunidades primitivas, facto que confirma a ideia de que a educacao é tão velha como a propria humanidadade. O fenomeno educativo é um facto inerente ás comunidades humanas que sempre tiveram a preocupacao de formar fisica, moral e intelectualmente a cada membro da comunidade de modo a enfrentar as situações da vida.
A luta pela sobrevivencia e pelo dominio da natureza levou os primeiros homens a peocuparem-se com a preparacao da jovem geracao. As actividades praticadas no momento constituiam o patrimonio socio-cultural da época.
A educação era uma forma de imitação da jovem geração na cultura de cada grupo ou comunidade. Quer dizer, educava-se para dar resposta ás exigências e satisfazer as necessidades imediatas impostas pela natureza.
Nas primeiras comunidades o processo educativo foi praticamente natural e espontaneo. Os mais velhos tinham a responsabilidade de educar os membros mais da jovem geração. Fomentava-se uma responsabilidade colectiva sobre o desenvolvimento, comportamento dos mais novos.
O que acontece depois da Comunidade Primitiva?
O fenomeno educativo acompanha o desenvolvimento da humanidade nas diferentes formações sócio-económicas. Depois da Comunidade Primitiva surgiram formações sócio-económicas que introduziram enormes transformações, pois mudaram não so as formas de educar, mas também os objectivos e os conteúdos. Essas transformações colocaram um enorme desafio à humanidade – reflectir profundamente sobre o fenomeno educativo que antes era simples e com caracter natural, empirico e espontaneo, iniciando um processo complexo, planificado e sistemático.
Conceito, significado e ámbito de educação
No esforço de perceber o significado de educação é importante termos como base três termos básicos, concretamente: actividade, processo e resultado.
Como actividade, educação consiste no exercicio de influência da velha geração sobre a jovem geração.
Como processo, a educação é realizada e desenvolvida como uma actividade duradoura, obedecendo etapas e fases progressivas, envolvendo por isso varias instituicoes sociais como a familia, creches, escolas etc.
Como resultado, a educação tem de assegurar o bem-estar do individuo no seu contexto social bem que vive. Ela como resultado reflecte-se na capacidade de integração do individuo num determinado contexto pois, o homem atinge um nível de formação, ostentando um conjunto de qualidades que o permite lidar com o mundo.
Resumumindo:
Educação é um processo, actividade, prática, cuja essencia é assegurar que as crianças, adolescentes e jovens se apropriem de sabres acumulados pela humanidade em diferentes fases do seu desenvolvimento cultural, técnico e científico.
Educação consiste no conjunto de acções de influências e de sugestões, organizadas e exercidas progressiva e metodicamente pela velha geração sobre individuos considerados imaturos e inexperientes, no sentido de desenvolver as suas potencialidades,faculdades, qualidades individuais para o bem- estar tanto individua;l como colectivo e social.
Como pode notar, na segunda definição trata-se de uma educação formal que acontece nas instituições escolares. Aqui sublinhe-se o carácter formal devido ao nível de organização, da planificação dos metodos e dos aspectos da personalidade a formar – as qualidades, as faculdades, etc. Pelo que as acções exercidas têm um carácter direccional.
Referimos antes que a educação permite a transmissão de sabers acumulad0os pela humanidade em cada época de desenvolvimento socio-cultural, técnico e científico. Cada época tem suas exigências que devem ser tomadas em conta para formação da personalidade, conforme o modelo do homem que se almeja.
Actividade
Servindo-se de seus conhecimentos gerais, faça um breve resumo sobre o modelo do homem que se impunha nas épocas: Primitiva, Mediaval, Moderna e contemporânea. Por exemplo, o homem da antiguidade em função da classe social, tinha uma educação diferenciada, uns educados para preservar a condição de classe dominante, outros para a condição de classe dominada. Os primeiros tinham assegurada uma educação intelectual enquanto que os outros tinham uma educação para o trabalho manual.
Agentes que garantem a realizacao do fenomeno educativo
Um importante aspecto que devemos destacar é que a sociedade humana encontra-se estruturada. Essa caracteristica resulta da criação de instituicoes sociais como sinal de uma forte organização social, o que representa também uma distribuição de funções e papeis sociais.
A distribuicao de funções sociais não deve ser vista como uma acção isolada de cada instituição, senão como influências interdependentes de forma a garantir a funcionalidade do sistema social.
Devemos destacar ainda que existem dois tipos de influências no processo de realização do fenomeno educativo: Sistematizadas, ao mesmo tempo, intencionais e especializadas, e não sistematizadas, ao mesmo tempo não especializadas e não intencionais.
As influências sistematizadas, são realizadas pela escola , enquanto as não sistematizadas pelas outras instituições socializadoras.
Partimos do carácter planificado da educação, incluindo o seu carácter sistimático, que o processo de realização implica a cientificidade do fenómeno educativo, quer dizer:
A educção é realizada tomando em conta o desenvolvimento cientifico avançado em outros dominios de conhecimento como – Psiclogia, Biologia, Sociologia, Antroplogia, Filosofia, Didáctica e Economia. A sintese do saber dessas diferentes áreas é aplicada à prática educativa.
A educação como processo é realizada e avaliada, o que significa que em cada situação se avaliam os factoresque concorrem para a sua efectivação, propondo-se medidas correctivas ou recomenda-se a continuidade das experiências bem sucedidas.
Quais são as instituições que garantem a efectivação da educação?
Destacamos entre outras a familia, a vizinhança, a creche e o jardim de infância, a escola, a empresa, as organizações sociais e os meios de comunicação. É neste conjunto de instituições que se realizam as relações humanas, assegurando a formação e o desenvolvimento contínuo ao longo da vida.
Leitura recomendada
Claudino Piletti & Nelson Piletti
Filosofia e Historia Da Educacao, 15ª Edicao S. Paulo, 2009.
CAMBI, F., Histora da Pedagogia. São Paulo, Edtora UNESCO, 1999
LIBANEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos para quê? São Paulo, Editora Cortez, 1998
Nércio Ndlalane.
844217267.
Educação e sociedade
As primeiras praticas educativas pertencem ás comunidades primitivas, facto que confirma a ideia de que a educacao é tão velha como a propria humanidadade. O fenomeno educativo é um facto inerente ás comunidades humanas que sempre tiveram a preocupacao de formar fisica, moral e intelectualmente a cada membro da comunidade de modo a enfrentar as situações da vida.
A luta pela sobrevivencia e pelo dominio da natureza levou os primeiros homens a peocuparem-se com a preparacao da jovem geracao. As actividades praticadas no momento constituiam o patrimonio socio-cultural da época.
A educação era uma forma de imitação da jovem geração na cultura de cada grupo ou comunidade. Quer dizer, educava-se para dar resposta ás exigências e satisfazer as necessidades imediatas impostas pela natureza.
Nas primeiras comunidades o processo educativo foi praticamente natural e espontaneo. Os mais velhos tinham a responsabilidade de educar os membros mais da jovem geração. Fomentava-se uma responsabilidade colectiva sobre o desenvolvimento, comportamento dos mais novos.
O que acontece depois da Comunidade Primitiva?
O fenomeno educativo acompanha o desenvolvimento da humanidade nas diferentes formações sócio-económicas. Depois da Comunidade Primitiva surgiram formações sócio-económicas que introduziram enormes transformações, pois mudaram não so as formas de educar, mas também os objectivos e os conteúdos. Essas transformações colocaram um enorme desafio à humanidade – reflectir profundamente sobre o fenomeno educativo que antes era simples e com caracter natural, empirico e espontaneo, iniciando um processo complexo, planificado e sistemático.
Conceito, significado e ámbito de educação
No esforço de perceber o significado de educação é importante termos como base três termos básicos, concretamente: actividade, processo e resultado.
Como actividade, educação consiste no exercicio de influência da velha geração sobre a jovem geração.
Como processo, a educação é realizada e desenvolvida como uma actividade duradoura, obedecendo etapas e fases progressivas, envolvendo por isso varias instituicoes sociais como a familia, creches, escolas etc.
Como resultado, a educação tem de assegurar o bem-estar do individuo no seu contexto social bem que vive. Ela como resultado reflecte-se na capacidade de integração do individuo num determinado contexto pois, o homem atinge um nível de formação, ostentando um conjunto de qualidades que o permite lidar com o mundo.
Resumumindo:
Educação é um processo, actividade, prática, cuja essencia é assegurar que as crianças, adolescentes e jovens se apropriem de sabres acumulados pela humanidade em diferentes fases do seu desenvolvimento cultural, técnico e científico.
Educação consiste no conjunto de acções de influências e de sugestões, organizadas e exercidas progressiva e metodicamente pela velha geração sobre individuos considerados imaturos e inexperientes, no sentido de desenvolver as suas potencialidades,faculdades, qualidades individuais para o bem- estar tanto individua;l como colectivo e social.
Como pode notar, na segunda definição trata-se de uma educação formal que acontece nas instituições escolares. Aqui sublinhe-se o carácter formal devido ao nível de organização, da planificação dos metodos e dos aspectos da personalidade a formar – as qualidades, as faculdades, etc. Pelo que as acções exercidas têm um carácter direccional.
Referimos antes que a educação permite a transmissão de sabers acumulad0os pela humanidade em cada época de desenvolvimento socio-cultural, técnico e científico. Cada época tem suas exigências que devem ser tomadas em conta para formação da personalidade, conforme o modelo do homem que se almeja.
Actividade
Servindo-se de seus conhecimentos gerais, faça um breve resumo sobre o modelo do homem que se impunha nas épocas: Primitiva, Mediaval, Moderna e contemporânea. Por exemplo, o homem da antiguidade em função da classe social, tinha uma educação diferenciada, uns educados para preservar a condição de classe dominante, outros para a condição de classe dominada. Os primeiros tinham assegurada uma educação intelectual enquanto que os outros tinham uma educação para o trabalho manual.
Agentes que garantem a realizacao do fenomeno educativo
Um importante aspecto que devemos destacar é que a sociedade humana encontra-se estruturada. Essa caracteristica resulta da criação de instituicoes sociais como sinal de uma forte organização social, o que representa também uma distribuição de funções e papeis sociais.
A distribuicao de funções sociais não deve ser vista como uma acção isolada de cada instituição, senão como influências interdependentes de forma a garantir a funcionalidade do sistema social.
Devemos destacar ainda que existem dois tipos de influências no processo de realização do fenomeno educativo: Sistematizadas, ao mesmo tempo, intencionais e especializadas, e não sistematizadas, ao mesmo tempo não especializadas e não intencionais.
As influências sistematizadas, são realizadas pela escola , enquanto as não sistematizadas pelas outras instituições socializadoras.
Partimos do carácter planificado da educação, incluindo o seu carácter sistimático, que o processo de realização implica a cientificidade do fenómeno educativo, quer dizer:
A educção é realizada tomando em conta o desenvolvimento cientifico avançado em outros dominios de conhecimento como – Psiclogia, Biologia, Sociologia, Antroplogia, Filosofia, Didáctica e Economia. A sintese do saber dessas diferentes áreas é aplicada à prática educativa.
A educação como processo é realizada e avaliada, o que significa que em cada situação se avaliam os factoresque concorrem para a sua efectivação, propondo-se medidas correctivas ou recomenda-se a continuidade das experiências bem sucedidas.
Quais são as instituições que garantem a efectivação da educação?
Destacamos entre outras a familia, a vizinhança, a creche e o jardim de infância, a escola, a empresa, as organizações sociais e os meios de comunicação. É neste conjunto de instituições que se realizam as relações humanas, assegurando a formação e o desenvolvimento contínuo ao longo da vida.
Leitura recomendada
Claudino Piletti & Nelson Piletti
Filosofia e Historia Da Educacao, 15ª Edicao S. Paulo, 2009.
CAMBI, F., Histora da Pedagogia. São Paulo, Edtora UNESCO, 1999
LIBANEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos para quê? São Paulo, Editora Cortez, 1998
Nércio Ndlalane.
844217267.
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