A realidade educativs

A Ciência: Uma das formas de conhecimento da realidade educativa
  A ciência constitui uma das formas de assegurar a sistematizacao de sabres sobre a pratica educativa. Existem experiências que sustentam a diferença entre a educação tradicional e científica. Por exemplo, todas as instituições socializadoras educam, mas há uma diferença, em relação a educação levada a cabo pela instituição escolar, uma vez nesta tratar-se dum processo organizado, planificado e sistemático.  
  A educação surgiu com a humanidade, sempre esteve inerente à vida, no sentido de garantir a preservação, a continuidade e o desenvolvimento. Para que isso aconteça, uma educação feita nos moldes tradicionais, espontâneos não é suficiente para responder os múltiplos desafios do desenvolvimento da sociedade.
  Com o desenvolvimento das sociedades e da humanidade em particular, a cultura conheceu um incremente, os conhecimentos aumentaram, os valores acumulados começaram a constituir uma preocupação no diz respeito à sua transmissão à jovem geração. Então, a educação deve ser realizada cientificamente, o que significa:
A educação deve ser planificada de forma a satisfazer continuamente as necessidades sociais;
Deve ser um campo de pesquisa para avaliar a qualidade face aos desafios colocados pelo desenvolvimento das comunidades e da sociedade em geral em virtude do desenvolvimento constante do património sociocultural, técnico, tecnológico e científico.
A educação deve ser dinâmica, renovada, assumindo por isso novas características em função do tempo, espaço e do contexto que deve satisfazer.
Então, significa é importante renovar, aperfeiçoar e desenvolver novos métodos de educação e ainda, significa proceder às escolhas sobre a educação que se convém a cada grupo e contexto, o que implica diferenças entre uns e outros, portanto, há uma necessidade de uma educação científica, resumindo podemos referir que depois de longo período de prática educativa como pratica social dos grupos humanos preocupados com a sua sobrevivência, surgiu a ciência pedagógica. Juntamente com a pedagogia, muitas outras áreas do saber como a psicologia de educação, a didática, a sociologia da educação, a biologia educacional, levam a cabo, reflexões sobre o fenómeno educação. Neste estudo cruzado, a pedagogia assegura a prática educativa com a tarefa de concretizar o que teoricamente se estuda. 

Por Nércio Ndlalane
844217267

Comentários

Postagem mais lida

Processo pedagógico e esferas da personalidade

geomorfologia 11 classe

O papel da educação na formação da personalidade.